Cowsandsheep

Cowsandsheep

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Céu e Inferno divididos em “O Grande Abismo” de C.S. Lewis


C.S. Lewis é conhecido no mundo todo por sua habilidade em transformar teologia em fantasia. Um dos seus livros menos populares, apesar de estar entre os preferidos do autor, é O Grande Abismo. O título original – The Great Divorce (O Grande Divórcio) – se refere a separação do Céu e Inferno.

Ele escreveu este livro em 1945 em resposta ao livro O Casamento do Céu e do Inferno (1790) de William Blake. Segundo o próprio Lewis em seu prefácio, a ideia não é antagonizar a quem ele chama “um grande gênio”, mas expressar sua ideia de que tal casamento seria impossível.

O livro conta a estória de um homem, nosso narrador (que assim como Dante) viaja - em um ônibus - entre Céu e Inferno. Seu “Virgilio” é o autor George MacDonald, que acompanha nosso narrador proporcionando várias reflexões sobre o bem e o mal, atos e consequências.

O livro ganhou uma certa popularidade nos últimos tempos. Uma peça está atualmente em cartaz nos Estados Unidos - http://greatdivorceonstage.com/ - e um filme foi anunciado como “em desenvolvimento”, mas sem data para as filmagens - http://variety.com/2010/film/news/producers-wed-for-divorce-fantasy-1118020900/
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário