Cowsandsheep

Cowsandsheep

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

C.S. Lewis - O criador de Nárnia

Sobre o autor:
C. S. Lewis, ou Jack Lewis, como preferia ser chamado, nasceu em Belfast, Irlanda do Norte em 29 Novembro de 1898. Ele era o segundo filho de Albert Lewis, advogado, e Flora Hamilton Lewis. Seu irmão mais velho, Warren Hamilton Lewis, conhecido como Warnie, nasceu em 1895.

Primeiros Anos:
Sua infância foi relativamente feliz e livre. A casa da família, chamada Little Lea, tinha um grande jardim com passagens estreitas que os irmãos exploravam. Havia também uma biblioteca abarrotada de livros – dois de seus favoritos eram A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson e O Jardim Secreto de Frances Hodgson Burnett.

Uma Grande Perda:
A infância feliz acabou quando sua mãe ficou doente e faleceu em 1908. Pouco mais de um mês depois de sua morte, os dois garotos foram mandados para um internato na Inglaterra.

Lewis odiava a escola, com suas regras restritivas e um diretor rabugento e a falta que sentia de Belfast. Por sorte, a escola fechou em 1910, e lhe foi possível voltar para a Irlanda.

Porém, um ano mais tarde foi novamente enviado para a Inglaterra para estudar. Desta vez, a experiência foi mais positiva. Na adolescência, Lewis aprendeu a amar a poesia, especialmente as obras de Virgílio e Homero. Ele desenvolveu um interesse pelas línguas modernas, sendo proficiente em francês, alemão e italiano.

Um aluno de Oxford:
Em 1916, Lewis foi aceito na Universidade de Oxford, a faculdade mais antiga de Oxford (fundada em 1249). Logo depois que entrou para a universidade, Lewis se alistou para o serviço durante a I Guerra Mundial, Servindo ao Exército Britânico e depois lutando nas trincheiras francesas. Ao final da Guerra, em 1918, Lewis retornou a Oxford, onde ele retornou seus estudos com grande entusiasmo. Em 1925, depois de sua graduação, recebendo mérito honroso em Grego e Literatura em Latim, Filosofia e História da Antiguidade, e Literatura Inglesa, Lewis foi eleito para um importante cargo no departamento de Inglês da Faculdade Magdalen em Oxford. Ele permaneceu em Oxford por 29 anos antes de se tornar professor de literatura medieval e renascentista na Faculdade Magdalene em Cambridge, em 1955.

Lewis, o escritor:
Além de suas atividades como professor na Universidade, Lewis começou a publicar livros. Seu primeiro trabalho importante, O Retorno do Peregrino (1933), foi a respeito de sua própria jornada na fé Cristã. Outros trabalhos aclamados seguiram não só como escritor de livros sobre religião, mas também como autor de livros acadêmicos e romances. A Alegoria do Amor (1936), que é considerado um obra-prima nos dias de hoje, é sobre a história do amor na literatura desde a Idade Média até os tempos de Shakespeare; Além do Planeta Silencioso (1938) é o primeiro livro da série de ficção cientifica, onde o herói é superficialmente baseado em seu amigo e autor do clássico O Hobbit, J.R.R. Tolkien.

Nárnia:
Inicialmente, quando Lewis começou a escrever livros infantis, sua editora e amigos tentaram dissuadi-lo da ideia; eles achavam que isso poderia prejudicar sua reputação como escritor de trabalhos sérios. Tolkien, em particular, criticou o primeiro livro da série Nárnia, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa; ele pensava que existiam muitos elementos que coexistiam – Papai-Noel e uma bruxa malvada, animais falantes e crianças. Felizmente, Lewis não ouviu nenhum deles.

Seguindo a publicação de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa em 1950, Lewis escreveu mais 6 livros da série, publicando o último, A Última Batalha, em 1956. Apesar de não terem sido bem recebidos pela crítica à primeira vista, os livros ganharam popularidade no boca-a-boca. A coleção desde então vendeu mais de 100 milhões de copias e está entre mais amados os clássicos da literatura infantil.

O fim da vida:
Ao finalizar As Crônicas de Nárnia, Lewis continuou a escrever autobiografias e assuntos religiosos, mas não com tanta frequência. Basicamente porque ele estava ocupado com os problemas de saúde se sua esposa, Joy Gresham, com quem se casou em 1956. Joy faleceu em 1960.

Após sua morte, a saúde do próprio Lewis deteriorou e, no verão de 1963, ele entregou seu cargo em Cambridge. Sua morte, em 22 de novembro de 1963 – mesmo dia em que o Presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy foi assassinado e da morte do autor Aldous Huxley – foi pouco anunciada. Ele, porém, é lembrado por leitores ao redor do mundo, a quem ele tem entretido e inspirado por gerações.
 
Sites Relacionados:

The oficial website of C.S. Lewis - https://www.cslewis.com/us
Into the Wardrobe - http://cslewis.drzeus.net/

Pagina no Facebook - https://www.facebook.com/cslewisbrasil

Fonte: http://www.factmonster.com/spot/narnia-lewis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário