Cowsandsheep

Cowsandsheep

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Virginia Woolf

Woolf em 1902 

Em 25 de Janeiro de 1882, Leslie e Julia Duckworth Stephen conceberam uma filha, Virginia Stephen. Leslie, um pároco que se tornou agnóstico, foi um homem letrado que serviu como editor do Cornhill Magazine e mais tarde começou a compilar o Dictionary of National Biography, pelo qual é mais conhecido. Os pais de Virginia consolidaram tradicionaisestereótipos femininos e masculinos. Seu pai era austero eisolado; sua mãe era mais emocional e gostava de poesia. Virginia teve vários irmãos e irmãs, mas somente era próxima de poucos deles. Em 1895, após a morte de sua mãe, a família se mudou para Bloomsbury, London. Lá, Virginia se tornou a escritora da família.
Virginia lidou com colapsos mentais por toda sua vida, tentando suicidar-se duas vezes antes de 1904. Uma vez em Bloomsbury, sua carreira de escritora começou a decolar. Com alguns dos amigos da universidade de seu irmão, Virginia formou o Grupo de Bloomsbury, um grupo de jovens que trabalhavam em diferentes áreas, mas compartilhavam semelhantes interesses e tinham o mesmo objetivo de rejeitar comportamentos convencionais. Esse grupo, que grandemente prezava o pensamento independente, apreciava os talentos de Virginia.
Em 1912, Virginia casou com Leonard Woolf e, apesar da pouca intimidade física em seu casamento, Virginia o respeitava enormemente.Sua opinião era a que mais importava para ela. Leonard a apoiava oferecendo um ambiente controlado e regulado, que era condutivo a escrita, além de ajudá-la a lidar com sua saúde mental. A psicose maníaco-depressiva de Virginia ficava pior quando ela se aproximava do fim da escrita de um romance, pois, incapaz de lidar com criticismo, era vulnerável a colapsos. Leonard ajudou Virginia a canalizar sua energia ao começarem sua própria editora, a Hogarth Press. Trabalhar nela trouxe a Virginia necessário relaxamento mental.
Woolf em 1927
Escrever nem sempre era uma tarefa fácil para Virginia, porquanto, por ser perfeccionista, ela trabalhava em suas obras até o último momento. Mas, geralmente, seus trabalhos eram bem recebidos e ela rapidamente se tornou escritora bastante aclamada. Ainda assim,sua doença mental era uma batalha que ela não podia vencer. Em 28 de Março de 1941, temendo outro colapso, Virginia cometeu suicídio ao encher seus bolsos com pedras e pular de uma ponte em um rio.

Seus trabalhos mais famosos incluem os romances Mrs. Dalloway (1925), Ao Farol (1927) e Orlando (1928), bem como o livro-ensaio Um Teto Todo Seu (1929), onde encontra-se a famosa citação "Uma mulher deve ter dinheiro e um teto todo seu se ela quiser escrever ficção".


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário